Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
Termina esta semana apresentação de pesquisas de História
Termina esta semana apresentação de pesquisas de História
02/08/2007 17:16:19
por Coordenadoria de Comunicação Social

Termina esta semana a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de História dos alunos que colam grau este semestre, em Cáceres. Ao todo, 34 acadêmicos defenderam suas monografias.

Entre os temas, o cinema na sala de aula como recurso no ensino de História, imagem do índio e a representação do negro nos livros didáticos. Algumas abordagens mais políticas também foram tratadas, como “Regime Militar: a necessidade de legitimação do poder vigente a partir da idéia de comemoração, Cáceres-MT” e “Curvelândia: a migração partidária e reflexos políticos da cultura política”. Também foram estudas questões bem regionais, entre elas, “Construção da ordem no Município de São José dos Quatro Marcos” e “Casas Comerciais em Cáceres”.

O Chefe de Departamento de História de Cáceres, Acir Montecchi, afirmou que “assuntos ligados a nossa região são bastante pesquisados devido à facilidade de acesso aos materiais, fontes primárias e, também, por ser uma área que ainda guarda muito a ser estudada”. Montecchi destacou, também, o progresso metodológico na pesquisa dos acadêmicos. “É importante que eles saibam operar com relevância as ferramentas que a história oferece. Os materiais e métodos são muitos”.

Outros temas:

Trabalho que também chamou a atenção foi “Um terreiro de Umbanda na Cidade de Cáceres”, de Elves Marlon Corrêa, orientado pelo professor Elias Januário. A pesquisa revela aspectos da prática da umbanda e as implicações sociais do espaço da cultura afro-descendente. “Muitas vezes preconceitos e visões esteriotipadas marcam as concepções acerca de um terreno de umbanda. Por isso, contribuir com o acadêmico nessa pesquisa foi muito enriquecedor”, afirmou Januário. O professor convidado, Evaldo Ferreira, completou que “é importante a ciência pesquisar as áreas que muitas vezes são cobertas de pré-conceitos”.

Após a defesa para a banca, o formando tem 30 dias para efetuar possíveis alterações no projeto até apresentar a versão final.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada